Prime Blog

Novembro Azul: Qual o impacto do tempo na sua saúde?

01 de novembro

Sabemos que a saúde é realmente algo bastante delicado. Muitas vezes demoramos a perceber o quanto cada pequeno cuidado influencia no todo.

Desta forma, campanhas como o Novembro Azul surgem para contribuir com a saúde das pessoas – esta no caso -, é direcionada aos cuidados com a saúde dos homens.

O câncer de próstata é uma doença silenciosa e que atinge uma boa parcela da nossa população. No Brasil, em 2020, já existem mais de 65.840 mil novos casos diagnosticados com a doença, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), sendo o tipo de câncer mais comum entre os homens.
 
Historicamente, os homens vão menos a consultas médicas, o que fortalece no desenvolvimento de doenças graves e o diagnóstico grave da doença, dificultando ainda, no tratamento. Além disso, existem muitos tabus na forma como são executados os exames de próstata, como é o caso do toque retal.
 
De acordo com especialistas, este é um exame indolor e é rápido.
 
Mas, quando procurar um médico?
As alterações na região são mais comuns após os 50 anos, quando o exame preventivo deve começar a ser realizado anualmente. Mas, saiba que é fundamental você manter uma rotina de check-ups todos os anos, muito antes dos 50.
 
Agora, se na sua família existem casos de câncer de próstata, os exames preventivos devem começar ainda mais cedo, em média, nos 40 anos de idade.
 
Quais são os sintomas?
Por se tratar de uma doença silenciosa, a maior parte dos casos têm seus sintomas perceptíveis somente em estágios avançados. Eles incluem:
 
- Diminuição do jato de urina, 
- Ardência ao urinar,
- Mais idas ao banheiro.
 
Neste mês de novembro não deixe de participar da campanha Novembro Azul e ajudar milhares de vidas que deveriam estar com seus exames em dia. 
 
Vale sempre lembrar, assim como em qualquer doença, quanto antes for o diagnóstico, mais chances de longevidade em sua vida você terá. Cuide-se e visite o seu médico de confiança!
 
Nós da Prime Vascular apoiamos a campanha Novembro Azul, pois essa luta é de todos nós!
Voltar